sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A minha vida começou a mudar (para melhor) há um ano

Há um ano atrás, eu tinha excesso de peso. O meu IMC, se não me engano, era de 28. Era muito. Sempre fui gordinha, mas sempre compensei com o facto de ser alta. Mas, quando cheguei de Itália, até a minha mãe (sempre tão querida), ficou preocupada. Não consigo precisar exactamente quanto engordei, mas aponto para uns 6 kg (para ser optimista) em 5 meses.

Não podia continuar assim. Não era a primeira vez que tinha tentado emagrecer, mas nunca tinha resultado. Emagrecia 2 ou 3 kg, mas depois lá voltava à vida sedentária e à alimentação incorrecta. Mas decidi que estava na altura de mudar. Se não emagrecesse aos 21 anos, quando ia emagrecer? A minha mãe foi à farmácia e viu que havia um gabinete de nutrição. De 15 em 15 dias, uma nutricionista dava lá consultas. Trouxe-me o folheto, como quem não quer a coisa (ela nunca me disse directamente "tens de emagrecer". Dava dicas...), para eu experimentar. Ia lá, e logo se via.

E a consulta ficou marcada para o dia 23 de Setembro de 2010. Não foi fácil. Não foi nada fácil, especialmente porque passei muito tempo em casa durante este ano, sempre perto das tentações. As tentações, e o namorado, que come como se não houvesse amanhã e continua magrinho (se calhar o facto de ser muitooo alto também abona a favor dele). 


Os primeiros quinze dias não custaram muito. Tinha fome, é verdade, mas foi superável. Não me pesei em casa e quando cheguei à consulta tinha emagrecido 3,100kg. Foi o maior incentivo que me podia ter acontecido. Na quinzena seguinte emagreci 600 g. Mas nunca desisti. O facto de a nutricionista ser novinha e muito acessível, também ajudou bastante.


Tenho emagrecido e engordado ao longo deste ano. Neste momento estou com menos 15 kg, e o meu IMC é de uma pessoa saudável. Sinto-me muito melhor, sou muito mais consciente na hora de comer (apesar de cometer as minhas loucuras), e faço exercício físico. Faço exercício físico quase todos os dias, e se não fizer sinto-me estranha.

Agora, escolho as lojas onde quero comprar roupa e não são as lojas que me escolhem a mim. Encontro sempre roupa e sinto-me muito melhor.


Tudo isto para dizer que a minha vida mudou muito este ano, e para melhor :) e acho que não me vou esquecer nunca deste dia. 

4 comentários:

Marisa disse...

Parabéns pelo sucesso alcançado.
O exercicio fisico diáriamente é muito importante msm.

Bjkas

★ Ana ★ disse...

Fico mesmo feliz por ti!

Bjinhos :)

Alix disse...

fico muito contente em saber isso, ainda bem :) eu estou na luta contra os quilos e ler relatos de sucesso animam-me :)

bjs*

Wendy disse...

Eu sei como isso custa e o bom que sabe quando atingimos o objetivo estipulado. Parabéns :)