quinta-feira, 1 de abril de 2010

O que aconteceu em Castelvecchio*, em Verona

 Peter Paul Rubens

*Neste post revelei que tinha feito uma coisa terrível em Castelvecchio, em Verona. Ora, para o comum dos mortais o que eu fiz pode até nem ser nada de mais, mas para mim chateou-me bastante.

Eu estou num curso altamente ligado à cultura, artes e património. Como devem imaginar, defendo e protejo estas formas de criação do Homem e da Natureza.

Eu Castelvecchio, acidentalmente, tirei uma fotografia com flash a um quadro do Peter Paul Rubens. Ok, e vocês pensam Qual é o problema? O problema é que eu nunca tiro fotografias com flash a obras de arte, a não ser que sejam do tipo património natural. Mesmo que não haja a indicação de proibição de flash num Museu (como era o caso do Museu Berardo, por exemplo), eu não tiro uma única fotografia com flash porque sei os estragos que, a longo prazo, provoca a uma obra. No caso da pintura do Peter Paul Rubens, fiquei ainda mais chateada porque foi mesmo distracção. Nunca, no meu juízo perfeito eu iria tirar uma fotografia com flash a uma obra do Barroco, nunca! E o que me chateia é que as pessoas não consigam entender que se diz lá para não tirar fotografias com flash, é porque não se pode tirar fotografias com flash!

Fiquei tão atordoada que nem voltei para tirar outra fotografia sem flash

10 comentários:

SillyTalk disse...

Vamos fingir que isso nunca aconteceu, foi uma vez, para a próxima não volta acontecer (se bem que entendo que se todos tirarmos fotos com flash, não vai dar grande saúde ao quadro).

****

mãeee disse...

Compreendo a tua frustração. Também já me aconteceu e foi bem pior, acredita: foi num retábulo de talha dourada barroco ...
estava activa uma função que fez o flash disparar. fiquei furibunda comigo ... mas pronto, passou, tem de passar.
E fizeste muito bem em passar a mensagem pedagógica aqui no teu cantinho :)
ai quadros do Rubens! Nunca vi um assim, frente a frente!
beijos muitos e boa Páscoa

- c. disse...

Oh foi sem querer. Pior são aquelas pessoas que não aceitam que não se podem tirar fotografias com flash e arranjam 1001 maneiras de o fazer sem serem apanhadas.

Deixa lá, não tivesteintenção e isso é que conta.

Beijinhos.

MS disse...

Pois realmente deves ter-te sentido mesmo mal :x Agora também não vale a pena massacrares-te mais, e sei que através disto vais ter mais cuidado para a próxima :) **

Daniela Malmequer ♥ disse...

Acontece, foi um erro. Não fiques triste com isso, tu sabes que não voltarás a fazê-lo! :)

**
Boa Páscoa!

zir disse...

Se todos pensarmos como tu, é um grande passo! E como toda a gente erra e se engana, não tens que te sentir mal. Foi sem querer e sabes que não voltarás a repetir. Beijinho *

Kahkba disse...

Nao sou tao ligada 'a arte possivel de ser fotografada (pintura/escultura/...) como tu, mas respeito sempre os sinaizinhos de anti.flashadas. Quando nao os ha, esqeco.me sempre e la vao umas fotografias com mais qualidade e luz :S

Girl in the Clouds disse...

Foi sem querer, não vale a pena pensares muito no assunto!!kiss

pintas* disse...

Olha...deixa la. Acontece. Foi sem intenção.
Sentist-te mal na altura mas agora não precisas de matutar no assunto. Assim ja sabes que não volta a acontecer e que para a proxima vais ter mais cuidado;)

JL disse...

Saskia, a forma como descreves o teu erro quase que comove. E o teu arrependimento ultrapassa todo e qualquer erro que possas ter cometido.

Um beijinho.