terça-feira, 6 de abril de 2010

Estágio, Mestrado, Gap Year?

An Education

Estou no segundo semestre do meu 3.º ano. O que significa que tenho de decidir o que fazer com a minha vida.

Não tenho muitas certezas daquilo que quero, apenas sei aquilo que não quero, que é fazer o Mestrado na minha faculdade. Apesar de, aparentemente, serem áreas interessantes (Serviços Educativos e Turismo Cultural), o facto de serem os mesmos professores do curso, faz com que eu digo um tremendo NÃO a isto. Isso e o facto de as disciplinas serem, no fundo, um prolongamento do que já fiz nestes três anos.

O pior é decidir se devo fazer estágio ou mestrado. Por um lado, acho que sou muito jovem para fazer um mestrado. Tenho 20 anos, com 22 terei um mestrado? É, na minha opinião, um pouco cedo. Claro que a área também é um problema. Vi uma Pós-Graduação, que se pode "transformar" em Mestrado, no Algarve, de Gestão Cultural. Isto é muito interessante, mas não estou a ver-me a ir para o Algarve. Assim como o Mestrado da Universidade de Évora, Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural. É em Évora, e só dois dias por semana, sexta e sábado. Mas acho que ir para Évora também não é opção.
Mais perto, em Braga, descobri o mestrado de Património e Turismo Cultural, mas o problema é ser pós-laboral, diariamente. o que significa que iria que ter de viver em Braga, facto que também não quero. Se fosse às sextas e sábados seria bem mais fácil...
Por último, há um mestrado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto que também me atrai bastante, de Museologia. É às sextas e sábados, o que seria bom, pois poderia fazer outras coisas.

O problema é o seguinte: não serei eu demasiado jovem para tomar uma decisão destas? E se não for nenhuma destas a minha área preferencial? 

Por outro lado, fazer estágio seria boa ideia. Desde o primeiro ano que tenho feito trabalhos no Centro Português de Fotografia e julgo que seria bom fazer lá um estágio. Mas e se for um ano "perdido"? Será que posso fazer, imaginemos, o estágio e o Mestrado em Museologia ao mesmo tempo? Não sei, tantas questões...

De todas as opções, julgo que fazer um Gap Year é o menos provável. Não quero estar parada, porque num ano as coisas podem mudar, é um ano em que entram no mercado de trabalho mais 30 pessoas com o meu curso. 

Não sei mesmo o que fazer.

8 comentários:

- c. disse...

Eu acho que só tu podes decidir o que queres. Tens de parar um pouco, ponderar tudo e descobrir o que te atrai. Só discordo quando dizes que um ano de estágio pode ser um ano perdido. Não há anos perdidos. Aprendemos sempre alguma coisa, mais não seja, o que não queremos. E isso, parecendo que não, é muito bom.

Mas como disse, cabe-te a ti pensar e decidir.

Beijinho =)

Kahkba disse...

E um mestrado com estágio ? O meu é assim e achei uma boa opção. Informa.te sobre isso. Mas, claro, o mais importante é saberes mesmo o qe qeres *

Kahkba disse...

De nada (:
Um gap year é uma boa aposta se investires numa boa viagem tipo " work and travel ", ou se fores casar e ter filhos ;P
Mas a serio, se for para nao ficar a fazer nada.. é bastante mau empregue !

Girl in the Clouds disse...

Tomar decisões sem ter experiência profissional não é fácil, mas informa-te bem e escolhe o que gostas mais de fazer, depois vais ajustando as escolhas, consoante as oportunidades forem surgindo..

JL disse...

Eu percebo o teu dilema. Mas sei que também tu percebes que tens nas tuas mãos um dos maiores bens: o de poderes escolher.

Um beijinho, Saskia agora por Itália. Amanhã, só tu poderás saber onde.

E. disse...

Olá! Como me revi neste texto! Estou na mesma situação que tu! Finalista! Mas já decidi o que quero fazer (a muito custo)! Vou estagiar/trabalhar, experimentar o campo de trabalho, acho que é óptimo para termos uma noção do que realmente gostamos e o que nos atrai mais e depois de perceber o que quero e o que gosto volto à faculdade para tirar um mestrado! E até digo mais que não vai passar muito tempo para eu tirar a licenciatura que sempre quis e que me fizeram a cabeça para não a fazer... Mas isso é mais à frente, será com certeza por puro prazer! Assim sendo é como te digo penso que não há melhor local para percebermos o que queremos do que o mercado laboral :) Mas é a minha opinião! Custou a decidir, mas tb confesso que andava cansadinha de estudar tantos anos e queria mesmo algo novo para me aventurar!

Um Beijinho*

SillyTalk disse...

Já pensaste na opção de voltar (ou continuar) em Itália, e fazeres o estágio ou o mestrado?

***** ; )

Jane Campbell disse...

Sem dúvida tens em que ponderar sobre esse assunto. Tens de ser tu a decidir, mas desejo-te muita sorte e que faças a melhor escolha.
Beijinho da Jane.