quarta-feira, 10 de março de 2010

Precious (contém spoilers!)


 
 

Depois do nosso Domingo de Cinema, ontem voltámos à carga com mais um dos filmes que estava nomeado em algumas categorias para os óscares, Precious. Ok, vimos os filmes um bocado tarde, mas vimos :)

Sobre o filme... 

Bem, penso que o Óscar de Melhor Actriz Secundária foi muito bem entregue à actriz Mo'nique que, neste filme, interpreta a mãe de "Clareece Precious", a personagem principal. Esta mulher é horrível, uma mãe que assiste, durante anos, ao abuso sexual, por parte do marido e pai de Precious, à própria filha. Uma mulher que maltrata a filha, lhe bate, a insulta, a deprime... Tudo porque o marido gostava mais da filha do que dela. Tudo porque o marido preferia fazer amor com a filha do que com ela. Chocante.

Por outro lado, a actriz que interpreta a Precious também está muito bem. Penso que, também ela, devia ter arrecadado o prémio de Melhor Actriz, e não Sandra Bullock. Eu vi o filme que fez com que Bullock ganhasse o Óscar e adorei, é um filme comovente e tocante, mas a sua interpretação não exige tanto dela quanto esta actriz. Contudo, gostei mais do "The Blind Side" do que este, mas isso fica para uma próxima conversa.
Precious é uma miúda obesa de 16 anos, grávida do segundo filho do seu pai, com graves problemas na escola e que, no fundo, só sonha em ser famosa e ser feliz.

Todo o filme é recheado com cenas de violência e que nos dão vontade de tapar os olhos, mas penso que tem mesmo de ser assim. Não podemos tapar os olhos a casos como estes, que sabemos que existem.
A verdade é que o filme se passa em 1987 e, infelizmente, esta realidade continua a ser muito actual.

No final, a frase For precious girls everywhere, faz-nos pensar, mais uma vez, que existem muitas "Precious" nesse mundo fora.

4 comentários:

Kahkba disse...

O qe de muita gente nem se lembra é qe também existem " Precious Boys ", só qe esses não engravidam.. Mas não é por isso qe sofrem menos.
Ainda não vi o filme: a Mo'Nique mostra muitas vezes as pernas ? :p

S. disse...

Se me oferecerem eu comunico :) mas estou a pensar em adquirir o vestido, os tennis e o verniz pelo menos, quanto às sandálias ouvi dizer que há uma imitação delas na mango! :)

Beijo*

MS disse...

Fogo, e eu ainda não vi o filme! Grrrr, ando desejosa!
Cada vez gosto mais deste blog :)

Nokas* disse...

Quero muito ver este filme!