domingo, 28 de março de 2010

Há dois meses a viver em Itália...



... descobri que:

- Os italianos não são assim tão bonitos;

- A língua italiana não é assim tão parecida com o português, por isso é melhor não tentar dizer palavras que não tenho a certeza que sejam as correctas com sotaque italiano, porque as pessoas podem não perceber;

- Viver em Itália não fica assim tão caro (pelo menos na cidade onde eu estou) - desde que se tente comprar nas promoções e em supermercados mais baratos (tipo o Lidl), não me posso queixar;

- Os italianos não são assim tão amigáveis;

- Os italianos não são (nada!) convencidos em relação aos seus artistas e suas obras;

- Afinal, sei cozinhar;

- Pelos vistos, até cozinho bem;

- Sei pôr uma máquina de roupa a lavar sem estragar nada (a história do tapete não conta!);

- Já visitei seis cidades (Lugo, Ferrara, Bologna, Veneza, Mestre - é uma cidade, Verona) e no próximo mês vou visitar, em princípio, mais cinco (San Marino, Faenza, Florença, Milão e Roma);

- O Skype foi uma das melhores invenções dos últimos tempos;

- A A. não decide/faz nada sem mim. Se eu acordar tarde ela não come enquanto eu não fizer o almoço, a menos que haja sobras;

- As casas ganham muito pó;

- A máquina de lavar a louça foi outra das melhores invenções dos últimos tempos;

- Afinal, sei andar de bicicleta;

- A bicicleta é o meu meio de transporte (ciao carro, ciao metro, ciao autocarro!);

- Não gosto, de todo, de filmes e séries dobrados;

- Não me importo de pagar para entrar nos Museus (mas não muito ahah) porque as coisas estão bem feitas;

- Em todas as cidades de Itália há algo bonito para visitarmos;

- Já sei dizer mais do que Mi chiamo Saskia, ho venti anni, sono di Porto;

- Os italianos tratam de si;

- Os italianos vestem-se bem;

- Os italianos gastam muito dinheiro em roupa e produtos de beleza;

- As italianas (regra geral) andam impecavelmente bem vestidas;

- As italianas não saem com o cabelo molhado à rua;

- 8 em cada 10 italianas tem uma Louis Vuitton;

- 8 em cada 10 italianas tem um casaco de peles;

- 8 em cada dez italianas anda sempre de salto alto, mesmo de bicicleta!

- Os italianos saem muito. Todos os dias, em todos os sítios, há imensa gente a passear;

- Os italianos são bem conservados. Tenho um professor com 71 anos, não lhe dava mais do que 60. (se bem que agora que penso nisso...);

- Nem todas as pessoas preferem beber menos um capuccino mas ter dinheiro para entrar nos Museus;

- Nem todas as pessoas percebem o conceito de levar qualquer coisa para comer quando vamos a outra cidade;

- Fiz a cama todos os dias, impreterivelmente!

- Gosto de fazer um aperitivo antes do jantar;

- Os livros são (muito) mais baratos. Não há cá capas duras ou desenhos bonitos. Coisas simples, livros a 12 euros. O "Equador", do Miguel Sousa Tavares, que não vi a menos de 20 euros em Portugal, aqui custa 12 euros;

- Os cds também são mais baratos;

- Em cada esquina há uma livraria (não estou a exagerar!);

- Há saldos todo o ano. Ainda hoje fui a algumas lojas e vi imensos artigos com 30% de desconto;

- A Levi's e a Benetton são mais baratas;

- A Zara é cerca de 10 euros mais cara;

- Detesto que me perguntem se sou de Portugallo e, depois, Lisbona;

- Não gosto quando estamos a falar de Portugal com outros Erasmus, a A. diga Portugallo;

- Na minha faculdade há disciplinas tão diversas como História do Livro, Bibliografia, História Bizantina, História das Igrejas, História Grega, História do Renascimento, História de Arte Contemporânea, História da Crítica de Arte, História do Cinema, História e Prática de tudo e mais alguma coisa!

- Vou uma vez por semana fare la spessa, atitude que "gozava" por a minha mãe a fazer;

- Sinto muita falta dos meus pais;

- Sinto muita falta do meu P.;

- Sinto muita falta dos meus amigos;

- Sinto muita falta do Porto;

- Vou sentir muita falta de Ravenna.


Vou manter esta lista em actualização :)

16 comentários:

Kahkba disse...

Pelo qe percebi, o saldo de Itália é positivo (:

Kahkba disse...

Respondendo ao teu comentário, concordo contigo: a maneira como se dizem certas coisas e ceras coisas qe se dizem, não são mesmo nada correctas.
Vou sim: Germânia ! ;p Obrigada !

Abby Richter disse...

e que graaaaaaaaaaaaaande lista, sim snhora :p

zir disse...

ohh que vontade de fazer erasmus :D

pintas* disse...

Lendo esta grande lista conclui que a aventura por Italia esta a correr muito bem;)
Ainda bem.
Só me faz ter ainda mais vontade de ir para erasmus;);)

SillyTalk disse...

E a comida? Ai a comida italiana!!!!! E as Geladarias? Também há uma em cada esquina.

***

C. disse...

Bom Erasmus * diverte.t

- c. disse...

As coisas que se descobrem quando passamos a morar fora das casas dos pais e ainda por cima noutro país.

Ainda assim, e apesar de saudades e afins, deve ser muito bom.

=)

mãeee disse...

ooooohhh, que nostalgia do meu Erasmus!
Aproveita, ficará sempre um calor no coração ao reviver esses momentos :)
beijinhos

MS disse...

Ahah, adorei istooo! Isso é que deve ser uma experiência e tantooo :) *

Daniela Malmequer ♥ disse...

É muito bom viver uma aventura dessas mas também as saudades devem ser demais, :$
Não vens a Portugal passar a Pascoa?

**

Jane Campbell disse...

São muitas descobertas que poderás usar para 1 nova/possivel experiência que tenhas no futuro.
É sempre bom!Beijinho da Jane

JL disse...

Interessante 'post'. Por razões profissionais, sobretudo, já estive várias vezes em Itália. Roma é o local mais visitado, mas Bolonha, Veneza e Maranello (cidade da Ferrari junto a Modena) e Florença são outras cidades onde já estive. E o que me fica, para além das galerias de arte, dos monumentos e museus a fazerem lembrar uma das mais antigas civilizações europeias, é o bem-vestir dos italianos e a elegância e beleza das italianas. Um facto curioso aconteceu-me já em dois hotéis onde a casa de banho do quarto não tem banheira e no poliban, se assim se pode chamar, a água cai directamente no chão do quarto de banho que está ligeiramente inclinado por debaixo do chuveiro. A não perder as filas de japoneses à porta das lojas dos grandes estilistas e a não estranhar quando repararem que as massas não funcionam como prato principal em Itália ao contrário de nós por cá. 'Post' a acompanhar, sem dúvida.:)

Beijinho.

cacau disse...

parece um balanço positivo! só espero não perder a coragem e ir também! vai actualizando-a e actualizando-nos :)

Miss me disse...

Gostei muito de saber as tuas aventuras por Itália! E ainda bem que os prós superam os contras ;)

Um beijinho

summer disse...

oh, adorei ler isto tudo *-* aposto que te estás a divertir :b